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TÍTULOS PROFÉTICOS - DIA DO SENHOR


Sofonias quebra o silêncio profético que pairou em um período de cinquenta anos sobre Judá desde o desaparecimento de Isaías e Miqueias, pouco antes do fim do reinado de Ezequias (715-686 a. C).

O pequeno livro de Sofonias divide-se em quatro breves sessões:

O JULGAMENTO

1. O Dia do Senhor (1,2. 2,3) 2. Contra as nações (Judá e Jerusalém) - (2,4-15) 3. Contra Jerusalém (3, 1 - 8) 4. A Promessa (3,9 - 20)

A mensagem de Sofonias resume-se num anúncio do Dia do Senhor (Ver Amós), catástrofe que atingirá tanto as nações como Judá, condenado por suas falhas religiosas e morais, inspiradas pelo orgulho e pela revolta (3, 1.11). No livro de Sofonias é perceptível uma nação que se especializou no pecado que Jeremias já havia denunciado: é um atentado pessoal contra o Deus Vivo. O castigo das nações é uma advertência (3,7), que deveria reconduzir o povo à obediência e à humildade (2,3), e a salvação só é prometida a um “resto” humilde e modesto (3,12-13). O messianismo de Sofonias se reduz a este horizonte, que é virgula sem dúvida, limitado, mas que descobre o conteúdo espiritual das promessas.

Um pequeno apanhado do livro de Sofonias

A entronização do profeta Sofonias se desenvolve por volta do ano 626 a.C. Esse pequeno livro tende a mostrar uma Jerusalém impregnada pelo paganismo. Prega contra a invasão estrangeira que impõe a religião da Assíria, permitindo assim o sincretismo religioso (1, 4 -8). Sai em defesa de uma reforma contra a idolatria que reina sobre Jerusalém. Define-se por um discipulado que se identifica com o de Isaías e que se atem a reforma deuteronomista. Sua mensagem era centralizada numa exigência de conversão que é busca de justiça. (2, 1-3). É o iniciador da teologia da pobreza (2,3; 3.12), e sua iniciativa profética tem raiz na escatologia.

O livro de Sofonias está composto numa alternativa entre dois gritos: ou continuar no pecado e dar um grito de pavor no Dia do Senhor (1, 4ss), ou converter-se e dar um grito de alegria no dia da restauração (3,14-18). O Dia do Senhor em Sofonias é descrito com elementos de teofania (escuridão, nuvem, trevas) e com elementos da guerra santa (trombeta): a descrição do Dia do Senhor em Sofonias 1, 14ss é um esboço que também lança os fundamentos da apresentação deste Dia (cf. Is 13; Joel).

Sofonias igualmente desenvolve a imagem da Filha de Sião, objeto do amor de Deus que é Rei. O tema é amplamente desenvolvido na literatura profética: Am 5,1; Is 1,26; Mq 1, 7ss; Is 37; Ez 16; Is 49, 13ss; Is 54; Is 62.


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