top of page

SACRAMENTOS

Os sacramentos foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência,

a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão:

outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos.

 

Entre em contato!

SACRAMENTOS: SINAIS DO AMOR DE DEUS!

Batismo

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana quer acolher a todos os seus filhos e filhas que desejam receber os Sacramentos da iniciação Cristã e todas as bênçãos, força do Espírito Santo e as graças de Deus através dos sacramentos.

Aconteceu, naqueles dias, que Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão. E logo ao subir da água ele viu os céus se rasgando e o Espírito, como uma pomba, descer até ele, e uma voz veio dos céus: "Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo" (Cf. Mc 1, 9-11).

Tu és um Filho e uma Filha amada de Deus e por isso a Paróquia São Pedro Apóstolo e as Comunidades dedicam o terceiro domingo de cada mês para a celebração do Santo Batismo.

Eucarístia

Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo abençoado, partiu-o e, distribuindo-os aos discípulos, disse: "Tomais e comei, isto é o meu corpo". Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-o a eles dizendo: "Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados..." (Cf. Mt 26, 26-28)

Que maravilha é participar da ceia do Senhor que quão grande amor se entrega a cada um de nos no Santo Sacrifício da Missa.

Confissão

Eu vos digo que do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento. (Cf. Lc 15,7)

É com grande alegria que a Paróquia São Pedro Apóstolo e suas Comunidades acolhem a todos que de coração arrependido e contrito querem se confessar e viver uma nova vida em Cristo Jesus.

Crisma

A recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal232 . Com efeito, "pelo sacramento da confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras"233. Cf. Catecismo da Igreja Católica §1285)

A Paróquia São Pedro Apóstolo e suas Comunidades acolhem a todos que desejam receber a força e as graças do Espírito Santo de Deus através do sacramento do Santo Crisma. E para isso convidam a todos para a Catequese de Crisma e Perseverança.

Unção dos Enfermos

Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. (Cf. Tg 5,14)

A Palavra de Deus é vida, nos salva e nos fortalece, por isso a Paróquia São Pedro Apóstolo celebra no terceiro domingo do mês às 15 horas a Santa Missa especialmente aos doentes com a Unção dos enfermos. Entre em contato conosco para agendar uma visita do Padre para dar a unção dos enfermos ou participe da Santa Missa com a unção dos enfermos se for necessário iremos te buscar.

Matrimônio

Ele respondeu: "Não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? e que disse: Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar". (Cf. Mt 19,4-6)

O sonho e o desejo de fazer a vontade de Deus unindo-se em matrimonio e tornar-se uma só carne podem ser realizados na Paróquia São Pedro Apóstolo. 

Ordem

A Igreja é, na sua totalidade, um povo sacerdotal. Graças ao Baptismo, todos os fiéis participam no sacerdócio de Cristo. Esta participação chama-se «sacerdócio comum dos fiéis» (Tríplice Missão). Na base deste sacerdócio e ao seu serviço, existe uma outra participação na missão de Cristo: a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja missão é servir em nome e na pessoa de Cristo-Cabeça no meio da comunidade.

O sacerdócio ministerial difere essencialmente do sacerdócio comum dos fiéis, porque confere um poder sagrado para o serviço dos mesmos fiéis. Os ministros ordenados exercem o seu serviço junto do povo de Deus pelo ensino (munus docendi), pelo culto divino (munusliturgicum) e pelo governo pastoral (munus regendi). Catecismo da Igreja Católica - O SACRAMENTO DA ORDEM (1591-1592). 

Please reload

bottom of page