top of page

PASTORAL

Segundo o Concílio Vaticano II, “pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor,

a partir delas, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja.

Seja você também um membro de Cristo!

NOSSAS PASTORAIS

PASTORAL DO BATISMO

“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19). A Pastoral de PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DO BATISMO, formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos do Padre Carlos, objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

PASTORAL DA CATEQUESE

A Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a nossa Igreja encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja. A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente ensinos da doutrina cristã e da vida de Cristo, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã.

PASTORAL DO DÍZIMO

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja. A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente. Seja Um dizimista! Consagre seu dízimo todo 2º domingo do mês.

A pastoral do quilo tem o objetivo de recolher alimentos nos bairros vizinhos e nas missas do 3º domingo de cada mês para a confecção de cestas básicas que são distribuídas às famílias carentes assistidas pela Paróquia de São Pedro Apóstolo. Participe da missa do quilo e realize um gesto de solidariedade com os nossos irmãos mais necessitados.

PASTORAL DA FAMÍLIA

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através dos nossos agentes de cada comunidade, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. Participe das missas da Família em nossas comunidades!

PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e nós da Paróquia São Pedro Apóstolo atuamos na capacitação de líderes voluntários da nossa região para assumirem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político". Participe!

PASTORAL DA JUVENTUDE

PASTORAL DA JUVENTUDE é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo pois agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos.

A música tem o poder de tocar e abrir o coração dos fiéis para a Palavra de Deus, fato que revela a importância dos ministérios de música nas paróquias e comunidades. É fundamental que a Pastoral da Música conheça a liturgia e as canções adequadas para cada momento litúrgico para ajudar nessa missão.

A pastoral visa despertar nas crianças e nos adolescentes o verdadeiro amor e respeito a Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas do Pai.

PASTORAL DO LEITORADO

Com o objetivo de tornar a Liturgia da Palavra dignificada, o Santo Padre, Papa Paulo VI, no Concílio Vaticano II, em 1972, instituiu o Ministério dos Leitores, através da Carta Apostólica “Ministeria Quaedam”. Por ela, os leitores tem como função própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, nas missas e nos demais atos sagrados, competem-lhe as leituras da Sagrada Escritura e a Oração da Assembléia, exceção feita ao Evangelho. Valorizamos a participação do leitor, homem ou mulher, designado e preparado para colaborar na liturgia da missa. Participe!

Tem como objetivo auxiliar o sacerdote na Celebração Eucaristica. O grupo faz reuniões paroquiais mensais, com a presença de todos os ministros. O Concilio Vaticano II permitiu uma abertura aos ministros leigos, esta abertura possibilitou uma ação própria do Leigo na Liturgia da Missa. Um ministro não é aquele que esta acima de todos, mas aquele que esta a serviço de todos. Não deve ser visto como uma promoção na vida, mas sim, como um sinal a mais de compromisso batismal.

A Pastoral da Acolhida se faz algo muito importante, fundamental, essencial e primordial. Seu campo de ação não pode ser ocupado por outras Pastorais, porque ela é a porta de acesso a todas as outras e, inclusive, à própria comunidade. Ninguém quer permanecer onde não é bem acolhido. Para que um trabalho dê frutos é preciso, primeiro, que seus agentes sintam-se acolhidos.

Please reload

bottom of page