top of page

OITAVA DE PÁSCOA


O tempo pascal é marcado por momentos em que a Igreja aprende na escola do Ressuscitado como viver a nova comunidade de Jesus, comunidade que agora testemunha e anuncia o Salvador. No princípio a comunidade ainda está temerosa e sempre se encontra as escondidas e com as portas fechadas, como relatam os evangelhos, pois os Apóstolos ainda não conseguiam entender sua missão após a Ressurreição de Jesus, também nós muitas vezes não conseguimos compreender nossa missão diante da Ressurreição de Jesus, missão de anunciar e testemunhar em nossa vida a glória as Ressurreição.

A mais importante data litúrgica da Igreja é a festa da Páscoa, toda fé cristã está presa e resumida no mistério pascal, pois como católicos testemunhamos e vivemos a vida, não a morte. Através da Ressurreição de Jesus a vida em plenitude, a graça do Paraíso foi nos dada novamente, se Adão fizera com que perdêssemos o caminho do Paraíso, Jesus reabre esse caminho e deixa as portas abertas para que possamos entrar, por isso a Páscoa é a principal festa da Igreja, pois nela testemunhamos nossa reconciliação com Deus e a garantia das portas do Paraíso.

Durante a festa da Páscoa, devido sua importância, há uma semana de Páscoa, mas o que é isso?

Por oito dias a Igreja celebra a Páscoa, podemos dizer a grosso modo que é como se a Páscoa que começa no domingo só terminasse no domingo seguinte. Neste ano, por exemplo a Páscoa foi dia 16 de abril, logo a festa da Páscoa se estende até o dia 23 de abril. Chamamos estes oito dias de festa de OITAVA DA PÁSCOA, são oito dias em que a Igreja celebra com maior ênfase o Ressuscitado, tanto que as celebrações durante a semana da oitava da Páscoa permitem que seja entoado o Hino de Louvor, que durante a semana não é cantado.

A oitava da Páscoa se comporta parcialmente como domingo, ou seja, é como se durante esses oito dias fosse sempre domingo para a Igreja, pois é celebrada a glória da Ressurreição como dia de domingo. Ao longo da semana as leituras da celebração levam a comunidade a compreender qual sua missão de testemunha do Ressuscitado, nos Evangelhos são relatadas as aparições de Jesus glorioso, sempre levando seus seguidores e os Apóstolos a compreenderem que a missão deles é dar testemunho do Ressuscitado, mas que este feito só acontecerá após a vinda do Espirito Santo, que dará força para a comunidade que está nascendo a partir do testemunho da vida que vence a morte.

Portanto, a oitava da Páscoa são os oito dias seguintes o dia da Páscoa onde a Igreja celebra a glória do Ressuscitado como se fosse domingo, exaltando a importância da festa da Páscoa e a graça de termos sido salvos em vitória de Cristo sobre a morte.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page