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TÍTULOS PROFÉTICOS


Primeiramente, faremos uma revisão dos textos anteriores e que possam sublinhar pontos importantes que se destacaram no estudo anterior.

O profeta é um portador do carisma, um líder carismático – É aquele que proclama no “lugar” de alguém ou “em nome de alguém” uma mensagem, juntamente com essa ideia utilizaremos uma caracterização de Fábio Damaceno, o que é a voz profética. Por voz profética entende-se “[...] uma voz que chega dos homens, que aparece na cultura e que procede da própria cultura. Ela denuncia as injustiças, as distorções, denuncia aquilo que não é de interesse comum, do bem, dos valores maiores da humanidade” (Damaceno 2002, p. 31).

Logo se repete o forte caráter questionador, contestador dessas figuras, o profeta, segundo Weber, luta, trava um grande embate, constante contra a figura do sacerdote. (1991. p. 315)

Retomando o tema proposto: Títulos Proféticos.

  • Nabi’ (Profeta)

A terminologia hebraica nos ajuda a responder algumas dessas questões. Iniciaremos a partir do primeiro homem chamado de “profeta”. Surge, com ele, o primeiro termo é nabi, que representa uma forma nominal (que se faz designado pelos nomes), em que se classificam ordinariamente os adjetivos (palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se encaixa diretamente ao lado de um substantivo Ex. bondoso, homem bondoso moça bondosa. Como também; belo, bom, feliz, puro, de sentido passivo) – (que sofre ou é objeto de uma ação ou impressão = inativo, que não atua), Mashioh (ungido) – Nazir (consagrado) Ani (pobre).

A origem do termo, prefere dizer que no sentido estático, se sobrepõe o valor especifico de profetizar, proclamar. Assim, nabi seria aquele que fala com veemência sobre influxo de uma potência superior, para anunciar coisas inacessíveis aos mortais. Nabi seria então “o que fala” (Je. 15,19), ou melhor, “aquele que é feito orador (pela divindade), porta voz (Je. 4, 17; 7,1). O nabi seria, pois, “o chamado” (por Deus)”

  • Ro’ch e Hozeh (vidente/visionário)

Além do termo nabi, ressalto também o termo em hebraico: ro’ch (vidente) que era corrente no tempo de Samuel, “o vidente” por excelência (1Sm 9, 11; 18, 19). Mas frequentemente e em paralelismo com o procedente nabi é um ro´ch, é o caso de Amós chamado de ro’ch (Am 7,12) ele é “alguém que vê” (Lembre-se: esse é o significado de ro’eh), uma referência as suas visões (Am 7-9), mas ele é um nabi, alguém que profetiza ou proclama a palavra de Deus (Am 7, 12-15), Abdias teve uma visão (hozeh e visionário) sobre Edom (Ab 1,1). Miqueias também é aquele que vê (Mq 1,1;3,6-7) mesma forma Naum (Na 1,1); Habacuc (Hab 1,1), Isaias (Is 1,1; 30,10) O termo ro’ch “vidente” designa “alguém que vê”. Assim o profeta podia penetrar o futuro e revela-lo (Dt 18,21-22). Esses homens são carismáticos e podem também ser chamados de “homem de Deus” (Moisés, Samuel Dt. 33,1; 1Sm 9, 1-10,16) fica evidente o uso dessa palavra está em Amós 7,12 onde Amazias chama de ro’ch: “vai-te, ó vidente (ro’ch), foge para terra de Judá, e ali come o teu pão, e ali profetiza”.

O termo hebraico ro’eh e hozeh, como citado a cima, são intercambiáveis; ambos tem o sentido de vidente. Hozeh significa “aquele que vê”, relaciona-se com “hozoh”, “visão” (Is 1,1).

Em 1Sm 9,9 verificamos que o termo Nabi’ e Hozeh significam algo diferente no passado, mas depois se tornam sinónimos (1 crônica 29,29) utiliza as três palavras analisadas anteriormente: Nabi, Roch e Hozeh.

  • Ish ha-elohim (homem de Deus)

Com seu lugar marcado nos títulos proféticos, não posso deixar de ressaltar um terceiro termo atribuído ao profeta é ‘ish há-elohin’ “homem de Deus”. Este titulo refere-se a alguém que opera milagres mediante uma intima relação cim Javé (1Rs 13,1-11;17,18;20,28; 2Rs 1,9-18; 4,7; Is 13,6.8; 2Cr 25,7-9), revela a grandeza de Deus como soberano, poderoso e criador de tudo = força de Deus.

Beney ha-nebi’im (filhos dos profetas).

Com Elizeu parece surgir na profecia a relação mestre-discípulos. Os beney há-nebi’im, “filhos dos profetas”, estão assentados diante de Eliseu (2Rs 4,38; 6,1; 2,15) Esses discípulos de profetas parecem viver temporariamente juntos: reúnem-se num lugar modestamente, tomam refeições em conjunto e talvez de distinguir através de um sinal na cabeça (1Rs 20,41; 2Rs 2,23)

Elias – orou e o menino começou a respirar: Elias o levou então a mulher e disse: veja, seu filho está vivo! Ela ficou muito feliz. 1Rs 17,22

Eliseu – Discípulo de Elias, Eliseu é um profeta muito importante para Deus. Ele serviu como ajudante (discípulo) de Elias. Mas depois o Senhor usou também para fazer milagres. Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher foi bondosa com ele. Mas tarde, a mulher teve um, filho, esse filho veio a morrer, ela foi buscar logo Eliseu, quando Eliseu chegou, subiu ao quarto onde o menino estava morto. Ele orou ao Senhor Javé e deitou-se sobre o menino, o corpo deste logo se aqueceu, e o menino espirou sete vezes. Quão feliz ficou a mãe ao ver seu filho vivo. (2Rs 4,1-38)

Fontes:

  • Robert, Feuillet, Edição Herde Sp, 1967, pág. 3-8, Introdução a bíblia, antigo testamento vol. II

  • Apostila, introdução ao profetismo, revista thcos vol. 4 – Mº1 2008.

  • Luciano R. Peterlevitz, apostila.

  • Bíblia de Jerusalém.

  • Dione Bergunt, zsa, Robert J. Karris, OFM (organizador) comentários bíblicos, vol. I. Edições Loyla.

  • John L. Mekehzie, Dicionário Bíblico, Edição Paulinas.


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