top of page

QUARESMA, TEMPO DE MUDANÇA!


Primeiramente, quero lhe dizer que a quaresma coloca-nos agora perante certas perguntas fundamentais: avanço na minha felicidade a Cristo? Em desejos de santidade? Em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho cotidiano entre os meus companheiros de profissão? Cada um que responde a estas perguntas, sem ruído de palavras, e verá como é necessária uma nova transformação para que Cristo viva em nós, para que a sua imagem se reflita limpidamente na nossa conduta. (cf. São José Maria Escrivá, Cristo que Passa 58).

O que é Quaresma?

Chamamos quaresma o período de quarenta dias dedicado à preparação da Páscoa, principal celebração do cristianismo: páscoa, ressurreição de Jesus Cristo. Desde o século IV manifesta-se a tendência para apresentar como tempo de penitencia e de revolução para toda a Igreja, com a pratica do jejum e da obediência.

“Todos os anos, pelos quarentas dias da grande quaresma, a Igreja une-se ao ministério de Jesus no deserto” (cf. Catecismo da Igreja Católica, 540).

Ao propor aos seus fiéis o exemplo de Cristo que se retira para o deserto, prepara-se para a celebração da solenidade pascoal, com a purificação do coração, uma prática perfeito da vida cristã e uma atitude penitencial.

Quando começa e termina o tempo da quaresma?

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos, seguido da semana santa (quinta-feira santa). Nos quarenta dias que procedem a semana santa e a páscoa, os cristãos se dedicam a reflexão. “Na igreja universal são dias e tempo de penitencia todas as sextas-feiras do ano (em memória da morte do Senhor) e o tempo da quaresma (Código Direito Canônico 1250)”. Este tempo é apropriado para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações em sinal de penitencia, as privações voluntárias como jejum e a esmola, a partilha fraterna (obras caritativas e missionárias). (cf. Catecismo da Igreja Católica 1438). É um tempo oportuno à reflexão, á conversão do coração, das atitudes, dos atos e intenção na vida familiar, na sociedade, na vida profissional. Como também, um convite para a confissão, via-sacra em família, a realização da campanha da fraternidade 2017: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.

O que é quarta-feira de Cinzas?

A quarta-feira de cinzas é o principio da Quaresma, dia especialmente penitencial, em que os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus. A imposição das cinzas é um convite a percorrer o tempo da Quaresma como uma imersão mais consciente e mais intensa no mistério pascal de Jesus, na sua morte e ressurreição, mediante a participação na eucaristia e na vida de caridade. A origem da imposição das cinzas pertence à estrutura da penitencia canônica. Começa a ser obrigatória para toda a comunidade cristã a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais. Imposição das cinzas e jejum rigoroso. A benção e imposição das cinzas realizam-se dentro da missa, depois da homilia, embora em circunstâncias especiais se possa fazer dentro de uma celebração da “palavra”. As formulas de imposição das cinzas inspiram-se na Sagrada Escritura (Gn 3,19 e Mc 1,15). As cinzas procedem dos ramos benzidos no Domingo da Paixão do Senhor (Ramos), do ano anterior, seguindo um costume que remonta do século XII. A formula da benção lembra a condição de pecadores de quem os vai receber. Simboliza a condição débil e caduca do homem, que caminha para a morte, a sua situação pecadora, a oração e a prece urgente para que o Senhor venha em seu auxilio, a ressurreição, já que o homem esta destinado a participar do triunfo de Cristo.

Convertei-vos e Crede no Evangelho!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page